As mulheres na TI fazem a diferença!



Hoje é o Dia Internacional da Mulher e o RADAR faz uma reflexão importante para celebrar essa data, pois as mulheres foram autoras de grandes feitos na área tecnológica.


11% dos cargos executivos nas empresas de tecnologia do Vale do Silício nos Estados Unidos são ocupados por mulheres. O potencial das mulheres na TI é imensurável e precisa ser explorado. Vamos refletir um pouco sobre o cenário feminino na tecnologia.


Para muitos especialistas, o primeiro algoritmo da história foi criado por uma mulher. Esse feito pertence à Condessa de Lovelace, Augusta Ada King, antes mesmo que houvessem computadores, ela foi capaz de escrever uma sequência de cálculos.


Outra mulher que marcou a história da tecnologia foi Mary Kenneth Keller. Suas contribuições foram essenciais para criação da linguagem de programação Basic.


Recentemente o filme Estrelas Além do Tempo, contou a história de Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson. As três funcionárias da NASA foram peças chaves no projeto de lançamento do astronauta John Glenn para o espaço, no auge da corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética.


O gênero de uma pessoa não define sua capacidade

Um relatório oficial da Organização Internacional do Trabalho, indica que 72% das mulheres no Brasil, consideram que elas devem ter empregos remunerados.


Por que existem tão poucas mulheres na TI?

As mulheres na TI fazem a diferença, e esse é um paradigma que precisa ser quebrado. É uma questão cultural?!?! Os cursos de tecnologia cresceram 586% nos últimos 24 anos aqui no Brasil.


As mulheres que decidem seguir os estudos na área de tecnologia encontram alguns desafios no mercado de trabalho. Elas são desacreditadas por parceiros de equipes e clientes, que não acreditam em seu potencial. Esse pessoal precisa mudar essa cresça ou a forma de pensar. É ou não é verdade?

Elas também recebem salários inferiores, as mulheres na TI recebem cerca de 17,4% a menos que os homens. O ambiente de trabalho, “muitas vezes machista”, também desmotiva as mulheres.


Existe muito a ser feito pelas mulheres na TI e no mercado de trabalho em geral. Mas o principal é mudarmos nossa concepção, sobre o que é uma profissão para homens ou mulheres.


As mulheres podem e devem trabalhar e estudar tecnologia. O gênero de uma pessoa não define a sua capacidade.


Feliz dia Internacional da Mulher!


#radarfolhavitoria

0 views0 comments

Recent Posts

See All
marca_bis_cor_horizontal.png